ciclone no sul do brasil

Apesar da ventania e da chuva, Santa Maria não registra estragos

18.398

O ciclone "bomba" registrado no sul do país provocou estragos e até morte na terça-feira e na madrugada desta quarta. Em Santa Maria, apesar de rajadas de vento intensas, conforme a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, não foram registrados estragos causados pela chuva e pelo vento na cidade. A Região Central foi afetada de modo mais leve pelo ciclone que cruzou o Estado. A rajada de vento mais forte chegou a 53,28 km/h, entre 18h e 19h de terça, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, Adão Lemos, apenas algumas situações pontuais foram atendidas. Ele pede que as pessoas atentem para problemas estruturais em suas casas e não deixem para acionar a Defesa Civil quando já estiver chovendo:

- O que acontece é que, quando começa a chover, as pessoas lembram que tem goteiras em casa ou que estão com telhas quebradas, e nos acionam. Só que muitas vezes esse problema aconteceu há semanas ou meses. Para nossa segurança e dos próprios moradores, não podemos fazer a manutenção durante o temporal, para evitar acidentes, por causa da chuva e do vento. Então, o pedido é que questões que aconteceram antes dos eventos climáticos sejam resolvidas logo, para evitar o agravamento - afirma.

A RGE Sul não informou se há residências sem luz na cidade. Entretanto, em todo território gaúcho, há 145 mil clientes da RGE desabastecidos. Destes, 37 mil são da região de Erechim, no Norte, onde o fenômeno foi mais forte.

Os clientes que estiverem sem luz ou que precisarem entrar em contato com a RGE devem priorizar os canais site, aplicativo, WhatsApp e SMS, uma vez que o call center pode apresentar lentidão pela alta procura no atendimento.

  • WhatsApp: (51) 3539-6791
  • SMS: Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
  • Site
  • App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS com navegação gratuita)
  • Call Center: 0800 970 0900

SINAL DE TELEFONE E INTERNET
Sobre a instabilidade do sinal das operadoras de telefone, o Diário contatou as assessorias da Vivo, Tim, Claro e Oi. A resposta veio por meio do nota, do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil). 

"O Sinditelebrasil informa que as operadoras associadas que atuam no Sul do país estão agindo prontamente para restabelecer no menor prazo possível os serviços de telecomunicações que estão intermitentes neste momento, devido ao ciclone-bomba, fenômeno que causa temporais e ventos acima de 100 km/h e que atinge a região."

ESTRAGOS E MORTE

No Estado, cerca de 1 mil pessoas e 800 residências foram afetadas por chuva, vento forte e queda de granizo registrados nas últimas 48 horas. Iraí, Cacique Doble, Barracão, Vacaria e Capão Bonito do Sul foram os municípios mais atingidos até a manhã desta quarta-feira. Na terça, houve uma morte na cidade de Nova Prata relacionada ao ciclone. A Defesa Civil já distribuiu lonas e monitora a situação dos rios no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, pelo menos três mortes foram confirmadas em relação ao ciclone.

CHUVA VAI EMBORA, FRIO CONTINUA 

Apesar de a chuva dar trégua na região a partir desta quarta-feira, o frio continua e há chance de geada nos próximos dias. O ciclone "bomba", que atingiu o sul do país, ainda está sobre o litoral do Estado e rajadas fortes de vento devem ser registradas durante o dia, mas não tão intensas como na terça-feira, conforme explica a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar. Outras regiões do Rio Grande do Sul, além de Paraná e Santa Catarina, tiveram ventos de até 100 km/h. Oito pessoas morreram na região sul do Brasil na terça-feira.  

Na quinta-feira, a temperatura mínima prevista é 7ºC, e a máxima não passa de 11ºC. O tempo será firme, mas predominantemente nublado. Já na sexta e no sábado, os dias serão mais ensolarados, porém com frio intenso. As mínimas são de 2ºC e 3ºC, e as máximas de 11ºC e 15ºC, respectivamente. Nos dois dias, há previsão de geada na madrugada e ao amanhecer. O frio é resultado de uma massa de ar frio sobre a região, que deve ir em direção ao oceano no domingo, porém, a sensação gelada deve continuar, com mínima de 9ºC e máxima de 17ºC.

*Colaborou Janaína Wille, Leonardo Catto e Chaiane Appelt


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pesquisa aponta que distanciamento social teve queda em Santa Maria

Com chuva acima da média do mês, nível de barragens fica próximo do normal Próximo

Com chuva acima da média do mês, nível de barragens fica próximo do normal

Geral